Clínica

Director Clínico: Prof. Doutor Joaquim Quintino-Aires

Avaliação Psicológica

Com um simples borrão de tinta é possível quantificar dados da personalidade;

Através de simples tarefas de raciocínio pode-se analisar a organização funcional do cérebro;

Nas tarefas de leitura, é possível perceber como a linguagem está organizada no córtex;

Com uma bateria de testes de raciocínio é possível orientar o desenvolvimento profissional;

Consulta de Psicologia

A consulta Psicológica é o ato clínico que tem como objetivo a avaliação e a realização do diagnóstico relativo a cada paciente. Tem como objetivo dar resposta a variados quadros de doença mental, tais como, a depressão, ansiedade, quadros de hiperactividade, dificuldade de relacionamento, agressividade, problemas de aprendizagem, quadros de neurose, psicose e outras disfunções da personalidade.

Apenas um exame psicológico diferenciado permitirá traçar um plano de intervenção terapêutico adequado, que visa trabalhar os aspectos emocionais e relacionais, promovendo o bem-estar psíquico e a adaptabilidade emocional, através de um processo de Psicoterapia, promotor da transformação.

Neuropsicologia

A psicologia Pós-Clássica do século XX, tem como objecto de estudo e intervenção, as Funções Nervosas Superiores, sua estruturação, desenvolvimento e reestruturação em caso de lesão ou perda das funções adquiridas.

Por este motivo, a Neuropsicologia é a resposta viável e adequada, seja no âmbito da Habilitação Neuropsicológica, em casos de insucesso escolar, por exemplo, seja no âmbito da Reabilitação, em casos de lesão ou perda das capacidades já adquiridas, como por exemplo em lesões cerebrais provocadas por traumatismos crânio-encefálicos, acidentes vasculares-cerebrais, tumores intracraneanos, patologias degenerativas (Alzheimer, Parkinson), epilepsia, entre outras.

É neste contexto que surge a Avaliação, Habilitação e a Reabilitação Neuropsicológica.